A Prefeitura de Valinhos decretou estado de emergência por causa da dengue.
Segundo a Vigilância Epidemiológica, o número de casos confirmados chegou a 1.642 nesta semana.
O estado de emergência garante mais agilidade e flexibilidade nas medidas de combate à dengue, como compras de insumos, medicamentos e contratações de serviços.
Até esta quarta-feira quase quatro mil pessoas já haviam passado por atendimento em Valinhos e fizeram testes de dengue. Nesta semana, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) registrou recorde de atendimento, com 550 atendimentos em 24 horas.
A Secretaria de Saúde afirma que está com várias ações para conter o avanço da dengue, como bloqueios de casos suspeitos de dengue, com eliminação de criadouros; busca ativa; nebulização em bairros, além do aumento de médicos na UPA, ampliação da recepção da unidade, com tenda de atendimento, aquisição de materiais e insumos; e a descentralização do atendimento com a disponibilização das Unidades Básicas de Saúde Bom Retiro, Jardim Paraíso e São Marcos, no período das 16h às 18h30, de segunda a sexta-feira, para que possam receber pacientes sem a necessidade de agendamento e realizar testes de dengue.
Além de Valinhos, Cosmópolis, Campinas, Nova Odessa, Jaguariúna, Pedreira, Bragança Paulista, Santo Antônio de Posse, Atibaia, Sorocaba, Itu, Salto, Limeira, Itapira, Louveira, Holambra e Capivari decretaram estado de emergência.