Vazão dos rios Corumbataí e Piracicaba diminui e preocupa autoridades

Guilherme Leal/CBN Campinas

As chuvas irregulares e abaixo da média durante o verão prejudicaram a vazão do rio Corumbataí, responsável por mais de 80% do abastecimento de Piracicaba. A vazão do rio caiu pela metade neste mês com redução de 51 mil litros por segundo pra 23 mil litros por segundo. Queda de 53,6%.

Outra preocupação é com relação a captação do Rio Piracicaba. Ela teve redução de 31% de acordo com a prefeitura da cidade. O número caiu de 165 mil litros por segundo para 112 mil.

Antonio Carlos Zuffo, professor de Hidrologia e Gestão de Recursos Hídricos da Unicamp, explica que a pouca chuva nos últimos meses deve impactar principalmente as cidades que não tenham reservatório.

Ele diz ainda que o fenômeno La Nina, que deve substituir o El Nino, deve afetar negativamente a quantidade de chuva nas próximas estações.

Segundo o Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae), o motivo para a redução é o período atípico de estiagem que diminui a vazão dos rios e aumenta o tempo necessário para tratar a água. Além disso, as altas temperaturas fazem o consumo subir, o que implica em uma recuperação mais lenta dos reservatórios.

As áreas mais afetadas pela interrupção no fornecimento de água em Piracicaba são as regiões que ficam mais altas ou mais distantes da rede.

Para tentar garantir o abastecimento para os moradores, a prefeitura informou adota uma série de manobras desde o ano passado, como: manejo de volume de água da rede de abastecimento para regiões mais críticas, localização de vazamentos não visíveis, conferência de setorização, entre outros.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.