Ouça ao vivo

Botafogo, Chapadão e Bonfim recebem contêineres para coleta mecanizada do lixo

Foto: Thayla Ramos/ CBN Campinas

Várias ruas dos bairros Botafogo, Jardim Chapadão, Bonfim e proximidades receberam novos contêineres para descarte do lixo orgânico e não reciclável. Segundo a Prefeitura de Campinas, as primeiras unidades começaram a ser distribuídas há duas semanas. Serão instalados mais de 1,4 mil contêineres até junho.

Nestes primeiros dias, segundo a Prefeitura, o serviço ainda está em fase de transição. Embora tenha sido instalada a coleta mecanizada, a coleta do modo anterior continua sendo feita. Os moradores estão sendo informados, por meio de panfletos, que a coleta será mecanizada e o lixo deverá ser depositado somente no contêiner. A partir de 15 de abril, as vias que já receberam os contêineres terão somente a coleta mecanizada.

A empregada doméstica Sueli de Souza afirma que continua descartando os resíduos domésticos na lixeira, e não aprovou a novidade. Segundo ela, o contêiner instalado na rua dela, no Bairro Bonfim, fica muito distante.

Algumas vias percorridas pela CBN Campinas têm dezenas de novos contêineres instalados, especialmente as que contam com mais condomínios verticais, como a Rua Sampaio Vidal, no Jardim Chapadão, além das ruas Herculano Couto e Celso Egídio Sousa Santos. Em outras, os equipamentos são escassos, com maior distância entre os pontos de descarte, como a Rua Jorge Henning, no Bonfim.

Os contêineres foram instalados nas ruas sem bloquear garagens ou interferir no trânsito, mas em alguns locais visitados pela reportagem, disputam o espaço destinado ao estacionamento de veículos. Em locais de maior movimento, como as avenidas Luiz Smânio, Brasil e Andrade Neves, as novas lixeiras estão fixadas nas calçadas, dividindo a área com os pedestres.

As unidades serão somadas aos mais de 5 mil contêineres da coleta mecanizada que já funcionam na cidade desde 2014, totalizando 6,5 mil equipamentos. Os próximos bairros que receberão os equipamentos são Ponte Preta, Jardim Leonor e Nova Campinas.

Segundo a Secretaria de Serviços Públicos, o sistema de coleta mecanizada traz vantagens como tornar o serviço mais rápido, menos contato humano com os resíduos e evitar que os sacos sejam rasgados e o lixo se espalhe pela rua ou seja levado pela água às bocas de lobo, causando entupimento.

Recentemente, a Prefeitura de Campinas informou que um novo contêiner foi vandalizado no Jardim Chapadão, no dia 2 de abril. O equipamento estava instalado na Rua Barbosa de Andrade, e foi incendiado. Quem observar o vandalismo de equipamentos públicos deve acionar a Guarda Municipal pelo 153.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.