Após receber nota técnica do Ministério da Saúde, a rede pública de Campinas passou a disponibilizar a vacina contra HPV para homens e mulheres até 19 anos, em dose única. Anteriormente, pacientes entre 9 e 14 tinham que receber duas doses do imunizante.
O vírus é transmitido principalmente por meio de contato sexual e pode resultar em câncer de colo de útero para mulheres e câncer de boca, garganta ou intestino. A infectologista Raquel Stucchi considera que o aumento da cobertura é essencial para evitar a contaminação pelo HPV.
De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, Campinas não atingiu a meta de 80% do público-alvo vacinado desde 2017. A primeira dose entre meninas de 9 a 14 anos chegou a 76%, mas a procura cai quando elas precisam receber o reforço para 57%. Já entre os meninos na mesma faixa etária, apenas 54% procuraram os centros de saúde para o imunizante inicial.
Raquel Stucchi ressalta a importância de jovens de ambos os sexos serem vacinados por causa do risco de transmissão do HPV e consequentemente do câncer em parte dos casos.
O público adulto também pode se vacinar contra HPV, mas precisa obter a dose na rede particular de saúde. Para o público de 9 a 19 anos, o imunizante está disponível em 68 unidades de saúde municipais.