Catorze centros de saúde de Campinas estarão abertos, neste sábado, para a vacinação contra a dengue e a gripe. É importante ressaltar que, para cada imunizante, há grupos específicos habilitados para a vacinação.
O imunizante contra a dengue é aplicado em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, enquanto a dose contra a gripe é para os grupos prioritários, dentre eles, idosos, gestantes e puérperas, trabalhadores da área de saúde e educação, crianças na faixa entre 6 meses e 5 anos, pessoas com deficiência permanente e também com comorbidades.
O esquema de funcionamento será o seguinte:
Os centros de saúde Boa Vista, Jardim Florence, Parque Valença, Vila Ipê, São Domingos, São Quirino, Aeroporto e Santa Lúcia funcionam com horário ampliado, das 7h às 17h, para reduzir a demanda por atendimentos nos hospitais e UPAs da Rede Mário Gatti.
Das 7h às 13h, as unidades recebem todos os casos. Depois disso, os atendimentos são direcionados para pacientes com sintomas de dengue: febre, dor de cabeça, dor no corpo e dor nos olhos, vômito, dor nas articulações e manchas vermelhas no corpo.
Outras seis unidades de saúde que já funcionam aos sábados mantêm o funcionamento das 7h às 13h e podem receber pacientes com sintomas de dengue. São eles o Jardim Capivari, DIC 1, Jardim Vista Alegre, União dos Bairros, Santo Antônio e Jardim Aurélia.
Para a dengue, o esquema vacinal recomendado corresponde à administração de duas doses, com intervalo de três meses entre as aplicações.
Já com relação a vacina da gripe, ela protege contra os principais vírus em circulação: o influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e o vírus influenza B e trata-se de apenas uma dose.
A Secretaria de Saúde orienta a apresentação de documento de identidade com foto e levar a caderneta, se tiver.