O balanço divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde aponta que Campinas aplicou 87.030 doses de vacina contra a gripe nas três primeiras semanas de campanha. O balanço inclui o Dia D de imunização realizado no último sábado.
A vacina está disponível para grupos prioritários, formados por 478,2 mil pessoas. A meta da Secretaria de Saúde é imunizar 90% de cada grupo. Até agora, foram vacinados 23% dos idosos, mais de 12% de crianças e puérperas, que são mulheres que tiveram filhos recentemente, e pouco mais de 9% das gestantes em Campinas.
A cobertura geral corresponde a 20%. No dia D de vacinação, foram aplicadas 6.880 doses.
A dose protege contra os principais vírus da gripe em circulação: o influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e o vírus influenza B. As doses continuam disponíveis nos 68 centros de saúde da cidade.
As salas de vacinação funcionam de acordo com o horário de funcionamento de cada Centro de Saúde, que estão disponíveis no site da Prefeitura. Não é necessário realizar agendamento para receber a vacina contra a gripe.
Para receber o imunizante, o paciente dos grupos prioritários deve levar documento de identidade com foto e a caderneta de vacinação, se tiver.