Ouça ao vivo

Campinas confirma mais 3 casos de febre maculosa em 2023

Foto: Arquivo/CBN Campinas

A Secretaria de Saúde de Campinas confirmou três novos casos de febre maculosa registrados em 2023.

As vítimas são:

  • um homem, de 48 anos, com sintomas que começaram em 25 de setembro de 2023. O local provável de infecção está em investigação.
  • Uma mulher, de 16 anos, com sintomas que começaram em 21 de outubro de 2023. O local provável de infecção foi uma área de mata em Campos do Jordão.
  • E um homem, de 34 anos. Os sintomas começaram em 29 de novembro de 2023. O local provável de infecção está em investigação.

Com isso, o total de infecções passou para 20, com sete mortes, um aumento de 81,8% em relação a 2022, quando houve 11 casos confirmados.

Não há casos confirmados de febre maculosa em 2024.

A última morte pela doença foi de homem de 40 anos, que esteve nas margens do Rio Capivari e do Córrego São Vicente, na região do Jardim Nossa Senhora de Lourdes, região Sul da metrópole.

Ele teve os primeiros sintomas em 28 de agosto e morreu em 2 de setembro de 2023.

A febre maculosa é uma doença infecciosa causada por uma bactéria transmitida através da picada de uma das espécies de carrapato (carrapato-estrela), ou seja, ela não é transmitida diretamente de pessoa para pessoa pelo contato e seus sintomas podem ser facilmente confundidos com outras doenças que causam febre alta.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.