Ouça ao vivo

Campinas chega a 11 mortes por dengue; criança de 10 anos está entre vítimas

Foto: Rogério Capela/ Prefeitura de Campinas

Campinas confirmou nesta quarta-feira (17) mais três mortes por dengue. Nos três casos, foi confirmada infecção pelo sorotipo 2. Com isso, a metrópole chegou a 11 óbitos pela doença em 2024. Entre as novas vítimas, está uma criança de 10 anos, atendida na rede pública e saúde e moradora da área de abrangência do CS Fernanda. Segundo a Secretaria de Saúde, ela tinha anemia falciforme, e apresentou os primeiros sintomas em 1º de abril. O óbito ocorreu em 5 de abril.

O outro óbito é de um homem 43 anos, atendido na rede pública e morador da área de abrangência do CS Pedro Aquino. Ele não tinha comorbidade, apresentou sintomas em 13 de março e o óbito ocorreu em 17 de março.

A terceira vítima é uma mulher, de 84 anos, atendida na rede privada de saúde e moradora da área de abrangência do CS Santos Dumont. Ela tinha comorbidades, apresentou sintomas em 7 de março e o óbito ocorreu em 12 de março.

Em nota, a Secretaria de Saúde disse que lamenta as mortes e se solidariza com as famílias. Além disso, reforçou o alerta para que a população mantenha cuidados para prevenir e eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti, vetor da doença, e colabore com ações da Prefeitura contra a dengue.

A Prefeitura orienta quem tiver febre a procurar um centro de saúde imediatamente para diagnóstico clínico, e faz um apelo para que a população não banalize os sintomas e também não realize automedicação, que pode comprometer a avaliação médica, tratamento e recuperação.

Já quem estiver com suspeita de dengue ou doença confirmada e apresentar sinais de tontura, dor abdominal muito forte, vômitos repetidos, suor frio ou sangramentos deve buscar o quanto antes por auxílio em pronto-socorro ou em UPA.

A Secretaria de Saúde reforçou, ainda, a importância da hidratação e da avaliação médica, principalmente para idosos, gestantes, crianças e pessoas que tenham comorbidades.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.