Ouça ao vivo

Campinas não irá ampliar público-alvo para vacinação contra a dengue 

Foto: Divulgação

A Secretaria de Saúde de Campinas confirmou à CBN, nesta quinta-feira, que manterá a vacinação contra a dengue para o público entre 10 e 14 anos. 

A recomendação de ampliação da faixa etária partiu do Governo Federal que orientou os municípios a adotar a estratégia no caso das cidades que estejam com muitas doses para vencer, muitas delas com prazo para 30 de abril. 

Em Campinas, a pasta da saúde disse que a medida não se aplica ao município uma vez que não tem nenhum lote do imunizante com vencimento para o final deste mês. 

Nesta quinta-feira, o Ministério da Saúde citou que os municípios que ainda tiverem um alto número de doses a vencer em 30 de abril poderão ampliar a vacinação para a faixa de 6 a 16 anos. Mesmo assim, se a adesão à campanha de vacinação seguir baixa, as doses próximas ao vencimento ainda poderão ser ampliadas ao público especificado na bula da vacina da dengue (atenuada), que vai dos 4 aos 59 anos. 
  

O Ministério reforçou que a orientação tem caráter excepcional para otimizar a aplicação do imunizante e que, anteriormente, já havia orientado os estados que as doses próximas ao vencimento fossem redistribuídas internamente para outros municípios. 

Em Campinas, o balanço mais recente da Secretaria de Saúde ostra que das 18.063 doses recebidas da vacina contra a dengue, 2.413doses da vacina foram aplicadas em crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos. A vacinação, no município, teve início no último dia 11. 

A terceira remessa da vacina da dengue contemplou 686 municípios do país. Ao todo, 930 mil doses foram distribuídas, incluindo as reposições às regiões que fizeram o remanejamento. Dessa forma, as cidades inicialmente contempladas puderam continuar a estratégia de vacinação junto às novas beneficiadas. 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Suspeito de matar e esconder corpo de adolescente é preso

O homem, de 42 anos, suspeito de matar e esconder o corpo da adolescente Victoria Lorrany Coutinho, de 14 anos, deve ser ouvido nesta quarta-feira (1) pela Polícia Civil. Miguel Rodrigo Pereira foi preso na noite desta terça-feira (31), na zona rural de Piracicaba. Ele estava em uma chácara, a cerca de 60 km do local do crime. Foi o proprietário do imóvel que acionou a Guarda Municipal, após a filha reconhecer o suspeito.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.