A rede de saúde de Campinas não tem teste de Covid-19. Essa foi a resposta recebida por ouvintes da CBN que entraram em contato com a reportagem. Os próprios funcionários confirmam a falta de testes em contato por telefone.
O ouvinte Wagner Tibúrcio levou o filho com sintomas da doença até o Centro de Saúde do Jardim Esmeraldina na última quarta-feira. Ao chegar lá foi informado de que a criança não conseguiria fazer o teste.
A CBN entrou em contato com os CSs do União dos Bairros, Parque Itajaí e 31 de Março. Nenhum deles tem o teste. Nos dois últimos os próprios funcionários disseram que faz tempo que isso acontece.
Procurada a Prefeitura de Campinas disse que os testes são enviados ao município pelo governo do Estado, que recebe do Ministério da Saúde. Disse também por meio de nota que está em diálogo com o governo do Estado para tentar agilizar a entrega destes testes e trabalha com o remanejamento dos produtos disponíveis entre os centros de saúde até que seja feita a reposição do estoque.
Já a Secretaria Estadual de Saúde afirmou que cabe aos municípios aplicarem os testes rápidos de Covid-19. E que faz o envio de acordo com a disponibilidade em estoque.
Neste ano, quatro remessas foram enviadas aos municípios solicitantes nas semanas epidemiológicas 1, 3, 5 e 7 e, em nenhuma dessas remessas, houve solicitação do município de Campinas. A pasta acrescenta que os municípios também possuem autonomia para realizar a compra direta do insumo.
Já o Ministério da Saúde não respondeu aos diversos contatos da reportagem.