Cohab aponta redução no déficit habitacional em Campinas

Foto: Reprodução/EPTV

O déficit habitacional de Campinas está em queda, e a fila caiu nos últimos meses de pouco mais de 42 mil para cerca de 18 mil pessoas. Ao menos é o que afirma a a Companhia de Habitação Popular de Campinas (Cohab Campinas).

Segundo o Presidente da Cohab, Arly de Lara Romêo, de novembro de 2023 até março de 2024 a redução na lista de espera da Cohab chegou a 21,7%, e isso aconteceu principalmente por dois motivos. “Houve um avanço extraordinário de habitações, de empreendimentos e também um avanço extraordinário na regularização fundiária. As duas coisas diminuiam o nosso cadastro.” Eram 23.232 cadastros em novembro de 2023, caindo para 18.182 em março de 2024, ou seja, 5.050 menos pessoas na lista de espera da Cohab.

Segundo o presidente da Cohab, a legislação de Campinas favorece a vinda de novos empreendimentos de interesse social. “Pra se ter uma ideia, hoje quem tem uma renda aí em torno de R$ 2,3 mil tem acesso a esses imóveis. Neste momento, né, nós temos cerca de quase 6 mil unidades disponíveis para serem adquiridas.”

O Professor do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp, Wagner Romão, faz algumas ressalvas sobre a redução. Ele afirma que é preciso transparência em relação aos dados, especialmente sobre onde as novas unidades habitacionais contabilizadas foram construídas. Ele também afirma que é preciso considerar as condições das novas habitações disponibilizadas, e não apenas a retirada das pessoas da fila da Cohab. “Porque o cálculo do déficit, ele tá relacionado não só à existência de moradias, mas a nível de precariedade, ao custo do aluguel, à coabitação familiar, ou seja, quando duas ou mais famílias moram no mesmo domicílio, quando você tem uma quantidade muito grande de moradores por dormitórios em imóveis que são alugados. Então há uma série de outras questões que estão relacionadas à composição do déficit habitacional”.

O professor afirmou ainda que a maioria dos novos empreendimentos que tem visto em Campinas são de alto padrão, não atendendo pessoas que necessitam de moradia e estão na fila da Cohab.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.