Dia Mundial do Livro: Brasil perde 4,6 milhões de leitores nos últimos 4 anos

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

No dia 23 de abril é celebrado o Dia Mundial do Livro, data que marca a importância da leitura para o aprendizado e desenvolvimento cognitivo do ser humano.

De acordo com a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, o país perdeu mais de 4,6 milhões de leitores nos últimos 4 anos. Esse número representa uma queda de 56% para 52% de leitores.

A maior queda foi notada no grupo que possui ensino superior, passando de 82% em 2015 para 68% em 2019. A pesquisa detalha que aproximadamente 93 milhões de brasileiros não leram nenhum livro ou nem metade dele.

A arquiteta Ane Santos gosta de livros de ficção e autoajuda e já leu 8 livros este ano. Ela afirma que a leitura está presente em sua vida desde a infância e que o hábito ajuda a controlar a ansiedade.

Já a balconista de farmácia, Aline Silva, confessa que não gosta de ler, mas que o trabalho exige esse hábito.

O professor de Letras da PUC-Campinas, Renato Lopes, explica que as redes sociais é um dos motivos na queda de leitores no Brasil, visto que as novas gerações leem muito conteúdo através do celular, deixando o convencional livro de lado e migrando para a internet.

Ele explica que tem notado que o uso frequente das telas acaba atrapalhando a própria concentração do leitor, quando ele precisa ler um texto mais denso. Além disso, os incentivos da escola e da família são importantes.

Uma das recomendações do professor para retomar o hábito da leitura, é separar um momento do dia para a leitura e trocar o celular por um livro nas horas vagas, isso ajuda no desenvolvimento constante.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Homem fica ferido após ser atacado por pitbull em Piracicaba

Tempo segue instável na RMC, mas temperatura máxima pode chegar aos 30º  

Joalheria é assaltada em Campinas e bandido rouba R$ 5 mil em alianças 

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.