Ouça ao vivo

Sumaré é a cidade que menos vacinou contra a dengue na região

Foto: Carlos Bassan/Prefeitura de Campinas

Mesmo tendo recebido 5.334 doses, a segunda maior quantidade depois de Campinas, Sumaré é o município que menos vacinou crianças entre 10 e 14 anos contra a dengue. É o que aponta um levantamento feito pela CBN Campinas com as três cidades que mais receberam doses e aquelas que tem a menor quantidade disponível para vacinação. 

A Prefeitura de Sumaré informou que apenas 266 crianças receberam a dose. Isso representa 4,9% do total de imunizantes recebidos. As doses são aplicadas de segunda a sexta, das 8h às 15h30, em todas as unidades de saúde, exceto a USF Viel. 

O número vai na contramão de Campinas, que recebeu 18.063 doses do imunizante e vacinou 5.959 crianças, 32% do público-alvo e dentro da expectativa da secretaria de saúde. A vacina está disponível nos 68 centros de saúde sem necessidade de agendamento.  

Já Indaiatuba tem pelo menos 6.291 crianças de 10 e 11 anos que podem receber a vacina. Até agora, 1.162 procuraram as unidades de saúde, totalizando 18,47%. Apesar de ser a segunda cidade com o melhor índice, a prefeitura considera o número baixo. A secretaria de saúde informou que convoca as crianças através do aplicativo ‘Minha Vacina’ e atende por demanda espontânea nas UBS.  

Indo para as cidades que receberam as menores quantidades, Holambra tem 263 doses disponíveis. A secretaria de saúde informou que 175 já foram aplicadas em crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos. A cobertura é de aproximadamente 66%. O imunizante segue disponível nas Unidades Santa Margarida e Imigrantes, de segunda a sexta-feira.  

Finalmente, Morungaba é a cidade da região metropolitana que menos recebeu doses da vacina contra a dengue do governo do Estado. Das 234 vacinas, 65 já foram aplicadas, totalizando 30% do público-alvo. As doses são aplicadas na sede da Vigilância Epidemiológica de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.   

Segundo o Ministério da Saúde, os municípios da RMC receberam as doses contra a vacina da dengue depois de um remanejamento feito pela região do Alto do Tietê, que não cumpriu a meta de vacinação prevista. 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.