Após duas semanas do início da campanha de vacinação contra a gripe, Campinas vacinou pouco mais de 57 mil pessoas. O público-alvo da campanha é composto por mais de 478 mil moradores, e a meta é imunizar cerca de 90% deste público.
Na primeira semana da ação foram aplicadas 27,7 mil doses, enquanto na segunda foram registradas 29,3 mil, e a expectativa é que a procura siga crescendo. Dos quatro maiores grupos prioritários, o com maior cobertura vacinal é o de isosos, com 16% já vacinados, seguido das puérperas, com 8,7%, crianças, com 6,9%, e gestantes, com 6,2%.
Os outros grupos prioritários são trabalhadores da área de saúde e da educação, pessoas com deficiência ou comorbidades, trabalhadores do transporte rodoviário coletivo ou portuários, caminhoneiros, povos indígenas, profissionais das forças de segurança e salvamento, pessoas em situação de rua, detentos, e adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas.
A vacina é segura e protege contra os principais vírus da gripe em circulação: o influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e o vírus influenza B. No caso das crianças que recebem o imunizante pela primeira vez, é preciso tomar duas doses, com intervalo de 30 dias.
As doses estão disponíveis nos 68 centros de saúde (CSs) e neste momento a aplicação dos imunizantes é apenas para grupos prioritários. Não é preciso realizar agendamento para receber a vacina contra a gripe. A campanha ocorre até 31 de maio.