Ouça ao vivo

Hortolândia vai reforçar conscientização sobre queimadas ilegais

Foto: Prefeitura de Hortolândia

A prefeitura de Hortolândia começa a reforçar, a partir desta quinta-feira, a campanha de conscientização contra as queimadas.

As ações acontecem no Jardim das Colinas, Terras de Santa Maria e Jardim São Felipe, locais afetados por focos de incêndio nos últimos anos.

O objetivo é sensibilizar a população sobre os riscos que os incêndios representam para a saúde humana e para a flora e fauna da cidade.

Durante a ocorrência de queimada irregular e fora de controle, a fumaça invade os ambientes, causa desconforto às pessoas e afeta a respiração de crianças e idosos, que muitas vezes precisam recorrer às Unidades Básicas de Saúde para passar por atendimento médico.

Levantamento realizado pela Secretaria de Meio Ambiente mostra que, na maioria das vezes, os incêndios são provocados por ação humana, seja por queima de folhas após varrição, seja por bituca de cigarro.

Eles ocorrem próximos a matas ciliares, terrenos baldios e locais de descarte irregular de resíduos.

Há uma lei municipal que determina multa de até R$ 45,3 mil. De janeiro a março, foram emitidas 27 multas por ocorrência de queimadas.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.