Mais da metade dos estudantes ingressantes na Unicamp em 2024 vieram da rede pública

Foto: Reprodução/Unicamp

Um levantamento feito pela Comissão Permanente para os vestibulares da Unicamp (Comvest), mostrou que 50,8% dos estudantes ingressos na Universidade em 2024 vieram da rede pública de ensino, o equivalente a 1.787 estudantes. É o maior número de inclusão comparado aos últimos 5 anos.  

Nesse período, o menor índice foi em 2020, quando 45,4% dos estudantes matriculados eram de escola pública.  

O Diretor da Comvest , Professor José Alves de Freitas Neto, explica que o acesso foi possível através de ações de inclusão e políticas adotadas na universidade nos últimos anos. Ele cita a importância da adequação das provas e a adoção de novas formas de ingresso, como é o caso do Provão Paulista, que possibilitou 315 novas vagas na universidade.  

Outro grupo que aumentou foi o de estudantes pretos e pardos. Em 2023, havia 1.019 estudantes matriculados e agora em 2024, aumentou para 1.071. Cerca de 30% dos ingressantes. 

O levantamento considerou os matriculados em todas as formas de ingresso, como o vestibular próprio da Unicamp, Enem-Unicamp, ProFis, vestibular indígena e vagas olímpicas. 

Para os estudantes que vão prestar o vestibular 2025, a isenção da taxa de inscrição estará disponível a partir do dia 13 de maio no site da Comvest. Os interessados têm até o dia 7 de junho para realizar o pedido. 

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Valinhos amplia gratuidades e reduz tarifa de ônibus; novas regras começam a valer nesta terça

Adolescente morre após ser baleada durante assalto em Hortolândia

Motorista foge após bater em moto e deixar mulher ferida em Sto. Antônio de Posse

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.