Apesar da primeira morte registrada por gripe em Campinas a procura pela vacina contra a doença nos centros de saúde é baixa.
A dona Marisa tem 75 anos e procurou o centro de saúde da Vila Ypê na manhã desta quarta-feira (17) pra buscar a medicação que usa todos os dias. Apesar de estar no posto médico e pertencer ao grupo prioritário ela não tomou a vacina contra a gripe.
Muita gente tem feito como a dona Marisa e por conta disso a procura tem sido baixa nos Centros de Saúde. De acordo com o último levantamento divulgado pela prefeitura Campinas aplicou 87.030 doses da vacina contra a gripe nas três primeiras semanas da campanha. O público-alvo está estimado em mais de 478 mil pessoas e a meta da Saúde é imunizar 90% de cada um deles.
Podem receber a vacina idosos com 60 anos ou mais, gestantes e puérperas, trabalhadores das áreas de saúde e educação, crianças com idade entre 6 meses e 5 anos, pessoas com deficiência permanente ou comorbidades, motoristas profissionais, indígenas, população em situação de rua, profissionais das forças de segurança e salvamento e população carcerária.
Em entrevista a CBN, a Coordenadora do Programa de Imunização de Campinas, Chaúla Vizelli disse que a expectativa é que o número de vacinados comece a aumentar em breve.
São pessoas como o aposentado Antônio dos Santos Jacinto, de 77 anos, todos os anos ele toma a vacina contra a gripe e esse ano não foi diferente.
As doses estão disponíveis nos 68 centros de saúde e basta levar um documento pessoal com foto e quem tiver pode levar a carteirinha de vacinação.