Na região de Campinas, 31% dos bares e restaurantes trabalham ‘no vermelho’

Foto: Arquivo/CBN Campinas

Pelo menos 31% dos bares e restaurantes da Região Metropolitana de Campinas (RMC) fecharam o mês de fevereiro com déficit financeiro, ou seja, “no vermelho”. O levantamento é da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), e indica piora na saúde financeira dos estabelecimentos. O presidente da Abrasel Regional Campinas, Mateus Mason, cita quais são as principais dificuldades do setor.

As despesas com mão-de-obra também têm reduzido o lucro dos bares e restaurantes da região, segundo o especialista. Já a diminuição das vendas no início do ano, segundo Mason, pode ser explicada pelo período de férias. A estimativa é que o setor se recupere apenas no final do segundo semestre.

O cenário pode desacelerar a contratação de funcionários no primeiro semestre. O estudo da Abrasel, divulgado no início de abril, mostra que 63% dos donos de bares e restaurantes da RMC esperam manter o atual quadro de funcionários, ou seja: não planejam fazer novas contratações. Já 21% do setor pretendem fazer novas contratações mesmo diante das dificuldades financeiras.

De acordo com o presidente da Abrasel, há muitos parcelamentos sendo pagos pelos comerciantes, que recorreram às linhas de crédito para sobreviver durante as restrições impostas pela pandemia. Muitos empresários acumulam dívidas atrasadas.

Segundo a Abrasel, 26% das empresas do setor da região de Campinas têm dívidas em atraso.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Observatório Municipal de Americana amplia dias de visitação ao público

Trigêmeos prematuros recebem alta após 38 dias de internação em Americana

Instituições de ensino e esportivas lançam Programa Antirracista pela Cor do Esporte

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Observatório Municipal de Americana amplia dias de visitação ao público

O Observatório Municipal de Americana vai ampliar os dias de visitação a partir desta semana. Além das quartas e sextas-feiras, o espaço também estará aberto às quintas-feiras, sempre às 21h30. A entrada é gratuita. As visitas são feitas em grupos de até 15 pessoas e precisam ser agendadas previamente pelo telefone (19) 3408-4800. Durante o passeio, os visitantes recebem explicações técnicas e podem observar os astros, conhecer os telescópios, ver painéis fotográficos e participar de um bate-papo sobre astronomia. 

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.