Ouça ao vivo

Na região de Campinas, 31% dos bares e restaurantes trabalham ‘no vermelho’

Foto: Arquivo/CBN Campinas

Pelo menos 31% dos bares e restaurantes da Região Metropolitana de Campinas (RMC) fecharam o mês de fevereiro com déficit financeiro, ou seja, “no vermelho”. O levantamento é da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), e indica piora na saúde financeira dos estabelecimentos. O presidente da Abrasel Regional Campinas, Mateus Mason, cita quais são as principais dificuldades do setor.

As despesas com mão-de-obra também têm reduzido o lucro dos bares e restaurantes da região, segundo o especialista. Já a diminuição das vendas no início do ano, segundo Mason, pode ser explicada pelo período de férias. A estimativa é que o setor se recupere apenas no final do segundo semestre.

O cenário pode desacelerar a contratação de funcionários no primeiro semestre. O estudo da Abrasel, divulgado no início de abril, mostra que 63% dos donos de bares e restaurantes da RMC esperam manter o atual quadro de funcionários, ou seja: não planejam fazer novas contratações. Já 21% do setor pretendem fazer novas contratações mesmo diante das dificuldades financeiras.

De acordo com o presidente da Abrasel, há muitos parcelamentos sendo pagos pelos comerciantes, que recorreram às linhas de crédito para sobreviver durante as restrições impostas pela pandemia. Muitos empresários acumulam dívidas atrasadas.

Segundo a Abrasel, 26% das empresas do setor da região de Campinas têm dívidas em atraso.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.