ONG incentiva jovens de 16 a 17 anos a tirar o título de eleitor

Foto: Guilherme Pierangeli

A ONG “Minha Campinas” está liderando o movimento “Cada Voto Conta”, com o objetivo de incentivar jovens de 16 e 17 anos a tirarem o título de eleitor e participar das eleições municipais deste ano, que serão realizadas em outubro.

Em Campinas, até o momento somente 12% dos eleitores nesta faixa etária já possuem título de eleitor. São 3.120 pessoas de um total de 25.958 aptos já votarem nas eleições de 2024. Mas, para isso, é preciso fazer o título de eleitor até o dia 08 de maio.

Viviane Junta é co-gestora e mobilizadora na ONG Minha Campinas, e destaca a importância da participação dos jovens nas eleições. “Muitos jovens não exercem o direito que eles têm ao voto, não compreendem o voto ainda como uma ferramenta de mudança da sociedade, como uma mudança dessa realidade que eles vivem, porque hoje a gente ainda tem um contexto para a juventude que é bastante ruim se a gente pensar na realidade de emprego da juventude, na realidade educacional, nas questões de saúde mental, nas violências”.

Nas últimas eleições, em 2022, houve um aumento significativo de jovens com 16 e 17 anos com título de eleitor em Campinas. A cidade apresentou um aumento de 81,2% nas eleições de 2022, na comparação com os dados de 2018, de acordo com o TRE-SP.

Buscando chegar o mais próximo possível desses números, a iniciativa pretende levar a mensagem sobre a importância de se votar para esta faixa estária por meio de diversas ações. “A gente vai ter sarau, batalha de rima, vão ter panfletagens nas escolas, orientação, oficinas, rodas de conversa, então a gente vai ter algumas ações espalhadas pela cidade voltadas aí para pensar, para tentar atingir essa juventude. Todas as ações, inclusive, elas têm a participação de jovens na execução das ações, né? Porque a ideia é incentivar o protagonismo aí desde a própria origem da ação.”

E a baixa adesão dos menores de idade ao título de eleitor não é uma situação isolada em Campinas. Ela também é observada em outras cidades da região, como Piracicaba, onde apenas 10,2% dos adolescentes de 16 e 17 anos já tiraram o título de eleitor. São 1.095 jovens de 10.646 que já estão aptos a ter o título. Em Limeira são quase 13%, em um total de 954 de 7.380 adolescentes.

Mais informações sobre o movimento no site cadavotoconta.minhacampinas.org.br. Quem deseja tirar o título de eleitor pode fazer isso online no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que é o tse.jus.br, sendo necessário agendar posteriormente o cadastro da biometria. Quem fizer o processo direto no cartório eleitoral já poderá fazer o cadastro biométrico no mesmo dia.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.