Ouça ao vivo

Pacientes da UPA São José reclamam de atendimento; Prefeitura anuncia investimentos

A prefeitura de Campinas anunciou nesta quarta-feira (24) a ampliação do número de profissionais da saúde na Rede Mário Gatti. O objetivo é atuar no enfrentamento da epidemia de dengue e aumento das síndromes respiratórias.
Foto: Fernanda Alves/CBN Campinas

A prefeitura de Campinas anunciou nesta quarta-feira (24) a ampliação do número de profissionais da saúde na Rede Mário Gatti. O objetivo é atuar no enfrentamento da epidemia de dengue e aumento das síndromes respiratórias.

O aumento no número de profissionais ainda não foi sentido pela população. Os pacientes da Unidade de Pronto Atendimento São José reclamaram da demora.

O autônomo Luiz Silva afirma que estava esperando atendimento médico para a esposa por cerca de 6h.

O técnico de manutenção José Ribeiro explica que sempre enfrenta problemas na unidade de saúde com o tempo de espera.

De acordo com o presidente da Rede Mário Gatti, Sérgio Bisogni, o reforço de 25 profissionais começou nos últimos dias e todo efetivo deve estar completo até a próxima semana.

As unidades que estão recebendo os profissionais são: Mário Gatti, Mário Gatinho, Ouro Verde e também as UPAs Carlos Lourenço, Padre Anchieta, Campo Grande e São José. Bisogni detalhou o trabalho desses profissionais.

O investimento para um mês de ampliação da equipe de saúde é de cerca R$724 mil e foi coberto por recursos repassados pelo Ministério da Saúde no combate à dengue. Ainda segundo a prefeitura, o aditivo pode ser renovado por mais um mês se houver verba.

O que diz a Prefeitura

A Rede Mário Gatti de urgência e emergência explicou que as unidades de urgência e emergência da Rede Mário Gatti trabalham com sobrecarga de atendimento em decorrência da pandemia de dengue e da sazonalidade das doenças respiratórias. “Ontem, por exemplo, 3.238 pacientes foram atendidos na Rede, sendo 2.035 nas unidades de pronto atendimento, dos quais 463 na Upa São José. A unidade trabalha hoje com seis clínicos e três pediatras. Para fazer frente a demanda, a equipe foi ampliada desde ontem, com mais um médico que atenderá às segundas, terças e sábados, um enfermeiro e dois técnicos de enfermagem diariamente. Pacientes graves são atendidos imediatamente, enquanto casos leves, aguardam mais tempo e, por isso, a orientação é que pacientes com sintomas leves busquem os centros de saúde.”

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.