Ouça ao vivo

Polícia vai investigar morte de menino após castigo físico e agressões do padrasto

Foi enterrado nesta segunda-feira (29), em Monte Mor, Luís Felipe, de 12 anos. A criança morreu após uma sessão de castigo físico e agressões do padrasto.
Foto: Jorge Talmon/EPTV

Foi sepultado nesta segunda-feira (29), em Monte Mor, Luís Felipe, de 12 anos. A criança morreu após uma sessão de castigo físico e agressões do padrasto.

O homem de 46 anos contou para a polícia que o menino foi obrigado a realizar agachamentos após uma atitude de desrespeito. Além disso, também agrediu a criança com uma ripa de madeira nas pernas, por mais de uma vez.

O sepultamento aconteceu no Cemitério Municipal da cidade e foi acompanhado por familiares e amigos da escola, que inclusive, contaram que Luís gostava de brincar com bonecas.

O professor, Antônio Gonçalves, relata sobre isso e que a criança estava no sexto ano do ensino fundamental. O caso aconteceu na noite de sábado (27).

Segundo a Polícia Civil, a mãe ao chegar à residência, encontrou a criança machucada, com fraqueza e com falta de ar. Ela então chamou a ambulância, que encaminhou Luís para o Hospital Beneficente Sagrado Coração de Jesus. A criança já chegou sem vida à unidade de saúde.

A equipe médica acionou a Guarda Municipal assim que constatou marcas de agressões no corpo do menino.

O homem foi levado a delegacia para registro de ocorrência, e depois passou por audiência de custódia, onde teve a prisão mantida. Ele foi encaminhado à cadeia de Sumaré.

O delegado Fernando Bueno, responsável pelas investigações, informou que não descarta o crime de homofobia e deve ouvir testemunhas nos próximos dias.

Segundo o boletim de ocorrência, o homem confessou as agressões, mas durante o depoimento, optou por ficar em silêncio.

O que diz a Prefeitura

A Prefeitura de Monte Mor, por meio da Secretaria de Educação do município, informa que a Escola Municipal San Remo, seguindo os protocolos de atendimento a casos como os do menino Luiz, encaminhou ao Setor de Apoio Especializado da Secretaria informações referentes à suspeita de maus tratos ao menino Luiz Fellipe Darulis. Os profissionais que receberam a solicitação deram, junto com a Unidade Escolar e com a mãe (responsável pela criança), todo o encaminhamento necessário, seguindo sempre o protocolo de atendimento, e, depois de avaliação técnica, em junho de 2023, encaminhou a questão em específico – também de forma protocolar – ao Conselho Tutelar de Monte Mor.

Deste modo e ao mesmo tempo, a Prefeitura de Monte Mor vê com profunda tristeza e certo desalento a morte do pequeno Luiz Fellipe Darulis, se solidarizando com a família, os amigos e colegas de escola, bem como com os profissionais da rede municipal de ensino que o conheciam e conviviam com ele no dia a dia escolar. Informa também que tem tratado a questão da violência contra a criança com preocupação, dando especial atenção ao atendimento, com a Casa Abrigo, a Casa da Criança “Clara Luiza Clemente”, recentemente ampliada para dar acolhimento a crianças vítimas de algum tipo de abandono ou risco na cidade, também com ações e acompanhamento por meio Tutelar e de Justiça em casos suspeitos ou de comprovadas agressões.

Por fim, tudo o que couber em relação às questões de investigação e justiça, por parte dos órgão da Prefeitura de Monte Mor, haverá total colaboração

O que diz o Conselho Tutelar

Em respostas aos questionamentos enviados referente ao adolescente que faleceu no último sábado, esclarecemos que tal fato está sendo apurado pela polícia civil, qualquer informação deverá ser solicitada diretamente a eles. Este órgão lamenta o ocorrido com o adolescente.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.