Ouça ao vivo

Praças: espaços reformados fazem contraponto a áreas com reclamações

Numa mesma região realidades bastante diferentes. Moradores de dois bairros de Campinas vivem realidades distintas quando o assunto é o estado de conservação de praças.

Depois de esperar bastante a aposentada Vânia Emília dos Santos gostou de caminhar pela Praça Vany Senatore, no Jardim Proença, em Campinas. O espaço foi reformado e entregue aos moradores recentemente.

A área conta com paisagismo adequado, lixeiras, piso tátil, escadas com corrimão para acesso em pontos mais altos, diversos aparelhos de ginástica, parquinho infantil, ciclovia e pista de caminhada. O investimento segundo a prefeitura foi de R$ 650 mil.

Porém, a pouco mais de 3km da praça Vany Senatore a realidade é bem diferente. Apesar de um espaço também amplo e cheio de árvores, na Praça das Saúvas, no Jardim Antônio von Zuben, a realidade é outra.

Moradores de rua usuários e drogas afugentaram os moradores. Por volta das 10h já é possível ver uma movimentação que não condiz com um ambiente de praça.

Na parte da praça que fica de frente a rua Virgílio Brito Simões, mesmo com a presença de placas indicando a proibição, dá pra ver lixo jogado. Galhos, folhas, pedaços de madeira, gavetas e plásticos, podendo servir como criadouro para o mosquito da dengue.

Por medo, nenhum morador aceitou gravar com a reportagem.

Questionada a Secretaria de Segunda Pública afirmou em nota que as polícias Civil e Militar trabalham em conjunto para combater a criminalidade em todo o município de Campinas. Na área do 5ºDP de Campinas, responsável pelo bairro citado na reportagem,  as ações integradas possibilitaram a queda de 5% dos furtos no primeiro bimestre de 2024, na região em comparação com o mesmo período do ano passado.

Já sobre as condições da praça a Prefeitura de Campinas afirmou que a Secretaria de Serviços Públicos está programando uma revitalização para praça no segundo semestre deste ano. Será avaliada a possibilidade de levantamento da copa das árvores. O lixo descartado será recolhido.

Com relação a população em situação de rua o município disse que mantém um conjunto com 16 políticas públicas direcionadas à atenção e ao suporte dessa população. Essas políticas incluem serviços de abordagem social, acolhimento, alimentação, saúde, educação, qualificação profissional e reinserção social.

O município finalizou afirmando que a Guarda Municipal faz patrulhamento na região com frequência e que neste ano já realizou a detenção de suspeitos no local.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.