Após a saída da área de uma fazenda, no Parque Shangrilá, em Campinas, integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) realizaram durante a tarde desta segunda-feira (15) uma manifestação em frente a prefeitura.
Por conta da movimentação, a Guarda Municipal bloqueou os principais acessos ao Paço Municipal. A prefeitura confirmou que todo o atendimento estava normalizado.
O vice-prefeito, Wanderley de Almeida e autoridades receberam representantes do movimento para uma reunião.
Durante a manhã, a Guarda Municipal interveio e desocupou uma área da Fazenda Santa Mariana, no Parque Shangrilá, que havia sido invadida por cerca de 200 famílias.
Segundo a prefeitura, como não houve acordo com os ocupantes, foi necessária a intervenção da força policial para garantir a desocupação da área.
O proprietário da fazenda foi notificado para evitar novas ocupações. Na ocasião, ele afirmou que a fazenda é produtiva.
A prefeitura ainda afirmou que ação da Guarda Municipal foi baseada em um decreto do município vigente desde 2010, que cria um Grupo de Controle e Contenção de Ocupações, Parcelamentos Clandestinos e Danos Ambientais na cidade.
