Ouça ao vivo

Valinhos terá unidade exclusiva para pacientes com dengue 

Foto: Prefeitura de Valinhos/Lucas Teles

A partir desta quarta-feira, os moradores de Valinhos que estejam com sintomas de dengue, poderão dirigir-se ao Centro de Atendimento da Dengue.  

A unidade vai atender exclusivamente pacientes com a doença e funcionará dentro da Santa Casa de Misericórdia, no anexo que anteriormente abrigava o setor de oncologia. 

De acordo com informações da Prefeitura, a medida visa descentralizar a busca por atendimentos na UPA (Unidade de Pronto-Atendimento) durante a semana. 
 
O funcionamento da unidade será de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Após esse horário e nos fins de semana, as pessoas com sintomas da doença seguem sendo atendidas na UPA, que prosseguirá realizando testes rápidos para constatar a doença. 
 
No Centro de Atendimento da Dengue serão realizados testes rápidos para a dengue em pacientes que apresentarem os seguintes sintomas: febre alta, acima de 38,5ºC e com duração de 1 ao máximo 7 dias, assim como, pelo menos, mais duas queixas associadas, sendo elas dor de cabeça, dor atrás dos olhos, manchas avermelhadas no corpo, principalmente tronco, braços e pernas; cansaço extremo, dor muscular ou dor nas articulações. 
 
O protocolo de atendimento da unidade será feito pela recepção e, em seguida, pela triagem para verificação dos sintomas. 
 
No caso de testar positivo para a dengue, o paciente passará pelo médico, receberá uma Carteirinha de Acompanhamento e também receberá hidratações venosas na unidade. Caso seja prescrito pelo médico, ou sendo considerado paciente de caso leve, será orientado para se hidratar em casa. 
 
Os casos leves serão acompanhados por telemedicina. Já os casos mais graves serão direcionados para atendimento na UPA ou na Santa Casa, dependendo da avaliação clínica. 
 
 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.