Ouça ao vivo

Calor intenso: algumas linhas de ônibus circulam sem ar-condicionado em Campinas

Segundo os meteorologistas, o calor e a massa de ar seco só devem diminuir na cidade no dia 14 de maio. 
Foto: Fernanda Alves/CBN Campinas

Campinas enfrenta o outono mais quente dos últimos 35 anos de acordo com o Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) da Unicamp. Segundo os meteorologistas, o calor e a massa de ar seco só devem diminuir na cidade no dia 14 de maio. 

Enquanto isso, alguns dos ônibus que possuem ar-condicionado estão circulando com o equipamento desligado no município.

Mirelli Heloisa é estudante e utiliza algumas linhas do transporte público para sua locomoção. Ela afirma que apenas alguns ônibus possuem o ar-condicionado ligado. 

A dona de casa Tainá Barbosa usa quase sempre a linha 355, que liga a Vila Gênesis ao Centro. A linha tem veículos que deveriam estar com o ar-condicionado ligado, mas não é isso que ela tem notado.

Outra passageira que notou o aumento do calor é a auxiliar de produção Sueli Brunelli. Ela afirmou que calor é uma dificuldade dentro dos veículos e que o transporte público não acompanha as altas temperaturas. 

Questionada, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) informou que orienta as empresas de transporte que o ar-condicionado dos ônibus sejam ligados em períodos de calor intenso. Caso haja a ausência do equipamento, as janelas dos veículos devem ser abertas. Ainda de acordo com a empresa, o órgão já vem recebendo reclamações dos usuários sobre o assunto e já acionou uma das empresas operadoras, reforçando a recomendação. 

A CBN apurou que, por não haver um contrato de licitação, já que o antigo foi considerado irregular pelo Tribunal de Contas em 2014, não há uma cláusula que obriga a compra e manutenção de veículos com ar-condicionado, tanto pelas empresas quanto pelas cooperativas. Isso explica porque a Emdec disse “recomendar” o funcionamento do aparelho.

As primeiras compras de ônibus novos aconteceu em 2019 por uma empresa que opera a maioria das linhas da cidade. Foram mais de 150 coletivos com ar-condicionado, mas, em toda variação de estação, os equipamentos são desligados, assim como na pandemia de covid-19.

Ao ser questionado, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros da Região Metropolitana de Campinas informou que “a maior parte dos ônibus que são equipados com ar-condicionado estão com os aparelhos ligados. Alguns aparelhos estão passando por revisão preventiva e, conforme a mesma seja concluída, estão voltando a operar normalmente, apesar de os mesmos não serem itens obrigatórios.”

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.