Vereadores protocolam pedido de CPI para investigar Conselho Tutelar

Foto: Divulgação/Câmara de Vinhedo

Após a morte do menino Gustavo, de 8 anos, com sinais de tortura, a Câmara Municipal de Vinhedo apresentou nesta quarta-feira um pedido de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar a conduta do Conselho Tutelar da cidade. 

O órgão havia sido acionado após denúncia de que o pai e a madrasta do menino cometiam maus tratos contra ele. O Conselho Tutelar afirmou que o menino era acompanhado e seria ouvido, mas o casal não o levou para ser ouvido. 

Antes dos vereadores, o Ministério Público Estadual também já havia informado que a Promotoria da Infância e da Juventude iria apurar as circunstâncias da morte do menino, na última segunda-feira. 

A Polícia Civil também investiga o caso. Já no dia em que Gustavo foi encontrado morto, o pai da criança, Pedro Vitor Joseph, e a madrasta, Camila Luiz Gomes, ambos de 26 anos, estão presos e devem ser indiciados por homicídio triplamente qualificado e tortura. 

O pedido de CPI teve oito assinaturas e foi apresentado por três vereadores de Vinhedo. Segundo o documento, a comissão teria por objetivo investigar ações e omissões dos membros do Conselho Tutelar neste caso, avaliar se houve descumprimento das obrigações legais do órgão e identificar possíveis falhas nos serviços prestados para proteção de crianças e adolescentes no município. 

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Ônibus invade loja após motorista passar mal em Campinas

Toyota anuncia retomada gradual da produção em Indaiatuba após incêndio em fábrica de motores

Operação flagra esquema de falsificação de cerveja em condições insalubres em Campinas

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.