Campinas encerra neste sábado (25) missão humanitária no Rio Grande do Sul

Foto: Defesa Civil/ Divulgação

A Defesa Civil de Campinas encerra neste sábado (25) a missão humanitária em Canoas, no Rio Grande do Sul. Oito servidores participaram da ação.

Inicialmente, a equipe de Campinas foi destacada para trabalhar na operação dos drones com o objetivo de identificar o dimensionamento do desastre, porém, já atuou também em ações de salvamento, no resgate de pessoas e animais domésticos.

A missão humanitária com participação de servidores da Prefeitura de Campinas integra a força-tarefa do Governo do Estado de São Paulo. Foram três equipes e oito agentes públicos envolvidos. A primeira equipe chegou a Canoas (RS) no dia 12 de maio.

O agente da Defesa Civil, Tânio Rodrigues Alves, que estava na primeira turma, contou que a comitiva foi muito bem acolhida pela população e pela Defesa Civil local.

A chuva de mais de 90 milímetros que voltou a cair em Canoas na última quinta-feira (23) atingiu as tendas onde os animais resgatados estão abrigados. Foi feita uma força-tarefa com abertura de valas para escoamento da água.

Já as imagens captadas pelos drones da Emdec e da organização não governamental Help NGO, enviada pela Organização das Nações Unidas (ONU), foram processadas por meio de tecnologia contratada pela Prefeitura de Campinas. O trabalho possibilita o mapeamento topográfico georreferenciado para avaliação dos danos causados pelas enchentes e planejamento das operações.

Até agora, 56 voos foram feitos com o drone da Emdec, mas a chuva da última quinta-feira (23) prejudicou os novos voos planejados para a data, segundo o agente da Defesa Civil de Campinas, Daniel Honorato.

A última equipe da Defesa Civil que está no Rio Grande do Sul retorna à Campinas neste sábado (25) e aguardará nova solicitação da Prefeitura de Canoas, se houver necessidade.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.