Campinas encerra neste sábado (25) missão humanitária no Rio Grande do Sul

Foto: Defesa Civil/ Divulgação

A Defesa Civil de Campinas encerra neste sábado (25) a missão humanitária em Canoas, no Rio Grande do Sul. Oito servidores participaram da ação.

Inicialmente, a equipe de Campinas foi destacada para trabalhar na operação dos drones com o objetivo de identificar o dimensionamento do desastre, porém, já atuou também em ações de salvamento, no resgate de pessoas e animais domésticos.

A missão humanitária com participação de servidores da Prefeitura de Campinas integra a força-tarefa do Governo do Estado de São Paulo. Foram três equipes e oito agentes públicos envolvidos. A primeira equipe chegou a Canoas (RS) no dia 12 de maio.

O agente da Defesa Civil, Tânio Rodrigues Alves, que estava na primeira turma, contou que a comitiva foi muito bem acolhida pela população e pela Defesa Civil local.

A chuva de mais de 90 milímetros que voltou a cair em Canoas na última quinta-feira (23) atingiu as tendas onde os animais resgatados estão abrigados. Foi feita uma força-tarefa com abertura de valas para escoamento da água.

Já as imagens captadas pelos drones da Emdec e da organização não governamental Help NGO, enviada pela Organização das Nações Unidas (ONU), foram processadas por meio de tecnologia contratada pela Prefeitura de Campinas. O trabalho possibilita o mapeamento topográfico georreferenciado para avaliação dos danos causados pelas enchentes e planejamento das operações.

Até agora, 56 voos foram feitos com o drone da Emdec, mas a chuva da última quinta-feira (23) prejudicou os novos voos planejados para a data, segundo o agente da Defesa Civil de Campinas, Daniel Honorato.

A última equipe da Defesa Civil que está no Rio Grande do Sul retorna à Campinas neste sábado (25) e aguardará nova solicitação da Prefeitura de Canoas, se houver necessidade.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Observatório Municipal de Americana amplia dias de visitação ao público

Trigêmeos prematuros recebem alta após 38 dias de internação em Americana

Instituições de ensino e esportivas lançam Programa Antirracista pela Cor do Esporte

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Observatório Municipal de Americana amplia dias de visitação ao público

O Observatório Municipal de Americana vai ampliar os dias de visitação a partir desta semana. Além das quartas e sextas-feiras, o espaço também estará aberto às quintas-feiras, sempre às 21h30. A entrada é gratuita. As visitas são feitas em grupos de até 15 pessoas e precisam ser agendadas previamente pelo telefone (19) 3408-4800. Durante o passeio, os visitantes recebem explicações técnicas e podem observar os astros, conhecer os telescópios, ver painéis fotográficos e participar de um bate-papo sobre astronomia. 

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.