O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) busca voluntários para o trabalho de mesários nas eleições municipais de Campinas. De acordo com o órgão, são necessários 10.096 voluntários para atuarem como mesários e 1.262 para auxiliar nos apoios logísticos.
A chefe do Cartório Eleitoral de Campinas, Egle Prado, explica que os mesários são responsáveis por receberem o eleitorado, colher e conferir as assinaturas no caderno de votação, além de liberar a urna eletrônica para que as pessoas possam exercer o direito ao voto.
Enquanto a função de apoio logístico auxilia os eleitores nos corredores e locais de votação, para encontrar a seção, tirar dúvidas e ajudar as pessoas com dificuldade de locomoção.
Egle afirmou que qualquer pessoa pode se inscrever como voluntário nas eleições, desde que tenha mais de 18 anos e tenha concluído o ensino médio. O cadastro para trabalhar nas eleições pode ser feito através da internet, no canal do mesário, ou se o eleitor preferir, pode se cadastrar em um dos cartórios eleitorais.
A chefe do cartório eleitoral ainda explicou que a pessoa que atua como mesário nas eleições, tem direito a dois dias de folga no trabalho. Outra vantagem, é que em caso de concurso público, se houver a previsão em edital, a participação como mesária ou mesário pode valer como vantagem para desempate entre candidatos na disputa por vaga.