Campinas recebe do Estado nova remessa de vacinas contra Covid-19

Foto: Divulgação/Pref. Valinhos

O Governo de São Paulo distribuiu nesta quarta-feira (22) 519 mil doses da vacina contra a Covid-19 para a todo o Estado. A região de Campinas receberá ao todo 51.580 e a de Piracicaba 17.370.

A Secretaria de Saúde de Campinas confirmou o recebimento e informou que começa a aplicação na próxima sexta (24). O público alvo serão crianças de 6 meses a 4 anos e para pessoas a partir de 5 anos que pertençam aos grupos prioritários.

O município recebeu 4.745 doses da Spikevax (XBB), fabricada pelo laboratório Moderna, e a imunização ocorre nos 68 centros de saúde da cidade.

A entrega das vacinas pelo governo de São Paulo ocorre nesta quarta-feira, 22, enquanto a distribuição das doses para as unidades básicas está programada para ser feita ao longo desta quinta, 23.

A imunização com a dose da Moderna foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em março deste ano. Esta versão monovalente está atualizada para a subvariante Ômicron XBB 1.5, considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como a cepa com maior capacidade de transmissão até o momento.

Para tomar a vacina não é preciso agendamento. Basta apresentar documento de identificação com foto e carteira de vacinação (se tiver).

Os grupos prioritários para a Spikevax são pessoas com 5 anos ou mais e com maior vulnerabilidade ou condição que aumenta o risco para formas graves da doença, independente do número de doses prévias. A lista inclui: pessoas de 60 anos ou mais; pessoas vivendo em instituições de longa permanência (ILPI e RI), e seus trabalhadores; pessoas imunocomprometidas; indígenas; ribeirinhos; quilombolas; gestantes e puérperas; trabalhadores da saúde; pessoas com deficiência permanente; pessoas com comorbidades; pessoas privadas de liberdade (≥ 18 anos); funcionários do sistema de privação de liberdade; adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas; e pessoas em situação de rua.

A recomendação é de uma dose semestral para as pessoas a partir de 60 anos, gestantes, puérperas e imunocomprometidas, e de uma dose anual para os demais grupos prioritários.

Quem já recebeu outra vacina contra covid-19 em 2024 e faz parte dos grupos prioritários precisa de nova dose da vacina XBB, respeitando o intervalo de pelo menos três meses do imunizante anterior.

Crianças de 6 meses a 4 anos

 Crianças não vacinadas ou que nunca receberam alguma dose de vacina contra covid-19 devem receber duas doses, com intervalo de quatro semanas. Crianças imunizadas de forma incompleta com vacinas covid-19 originais (vacinas CoronaVac ou Pfizer baby) devem completar o esquema. Crianças com idade até 4 anos e completamente imunizadas com vacinas Covid-19 originais (três doses) devem receber uma dose da fabricante Moderna. Crianças de 6 meses a 4 anos imunocomprometidas que nunca se vacinaram devem receber o esquema primário de três doses da vacina Spikevax.

Adultos

Só precisa receber uma dose quem nunca recebeu imunizante contra covid-19 – considerando-se que não faça parte de grupos prioritários.

Segundo a prefeitura as pessoas com sintomas gripais ou que foram diagnosticadas com covid-19 precisam esperar pelo menos quatro semanas para receber a nova vacina.

A vacina contra gripe, destinada para pessoas a partir de 6 meses, pode ser aplicada de forma simultânea. Já a aplicação de vacina contra a dengue, neste momento direcionada para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, exige um intervalo de ao menos 24 horas.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Três maiores cidades da RMC não atingem meta de alfabetizar crianças de até sete anos em 2024

Casa da Sopa de Campinas

Casa da Sopa de Campinas enfrenta dificuldades e pede apoio com arrecadações

Campinas e Limeira estão nas primeiras colocações no Ranking do Saneamento

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.