Ouça ao vivo

Campinas reforça alerta sobre vacinação contra febre amarela

De acordo com a pasta, as vacinas estão disponíveis nos 68 centros de saúde de Campinas.
Foto: Arquivo/PMC

A Secretaria de Saúde de Campinas reforçou o alerta para a vacinação contra a febre amarela no município, após o governo do Estado de São Paulo confirmar dois casos da doença em moradores da região.

Um dos casos evoluiu para óbito, a vítima era um homem de 50 anos, morador de Águas de Lindóia. O outro caso confirmado foi em Serra Negra, o paciente de 28 anos teve a doença e evoluiu para cura.

De acordo com a pasta, as vacinas estão disponíveis nos 68 centros de saúde de Campinas.

A articuladora do programa de imunização de Campinas, Chaúla Vizelli, destaca que a vacina é o principal mecanismo de proteção contra a febre amarela.

A saúde ainda orienta que as crianças devem tomar uma dose com 9 meses de idade e depois uma segunda aos 4 anos. Já as pessoas a partir de 5 anos, que nunca tomaram o imunizante, devem tomar apenas uma dose. Quem não tiver comprovante ou certeza de que já recebeu a vacina, deve receber a dose.

De acordo com a pasta, algumas áreas com maior potencial de circulação do vírus foram identificadas em Campinas e estão localizadas próximas aos centros de saúde do Carlos Gomes, Sousas, Joaquim Egídio, Vila Ipê, Paranapanema, Esmeraldina, Taquaral, São Vicente, Centro, Orosimbo Maia, Barão Geraldo e Village.

A secretaria ainda ressaltou que outras áreas do município com características ambientais favoráveis à presença dos mosquitos transmissores, como as regiões com presença de matas e florestas, também merecem atenção.

De acordo com a administração, o município não registra casos positivos da doença em macacos desde 2019 e alerta que os animais não são transmissores da febre amarela. Assim como os humanos, eles são infectados pelos mosquitos e acabam adoecendo da mesma forma.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.