Ouça ao vivo

Condeppac vai avaliar proposta de empresa que produz monumentos sem valor comercial

Foto: Carlos Bassan

A Secretaria de Cultura e Turismo de Campinas vai enviar ao Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas (Condeppac) uma proposta que prevê a contratação de uma empresa especializada em produção de peças sem valor comercial para monumentos históricos. 

Isso acontece devido ao grande número de vandalismos registrados em bustos que são expostos em parques e praças de Campinas. A empresa que fez a proposta é de Botucatu e produz esculturas em diversos materiais, com opções que podem evitar o uso do bronze, que é muito visado pelo seu alto valor comercial. 

A secretária de Turismo e Cultura de Campinas, Alexandra Caprioli, explica que o projeto ainda está em construção e que foi criado um grupo de discussão com diversas academias, incluindo a Unicamp, para entender qual a melhor solução para a preservação dos monumentos 

De acordo com ela, o grupo ainda discute uma segunda opção de preservação, que seria a implantação de um museu com os monumentos. Ela afirma que por haver diversas opiniões, a proposta da empresa foi enviada para uma validação do Condeppac, que possui os conselheiros. 

Em 2023, a prefeitura divulgou que gasta R$1 milhão de reais por ano com atos de vandalismo no município. Quanto ao valor gasto nos atos de vandalismo, a prefeitura aponta que os recursos poderiam ser empregados em outras áreas, como: urbanização de um parque ecológico ou praças; recape de vias públicas, reforma de quadras escolares, entre outros.  

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Incêndio atinge empresa de recicláveis em Santa Bárbara d’Oeste

Na manhã deste sábado (25), equipes do Corpo de Bombeiros fazem rescaldo de um incêndio de grandes proporções que atingiu um comércio de sucatas, no bairro Distrito Industrial 1, em Santa Bárbara d’Oeste, na noite de sexta-feira (24). As chamas já foram controladas. Não há registro de vítimas.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.