Muitas pessoas deixam para comprar o presente de Dia das Mães de última hora e por isso não acabam prestando atenção nas compras e em alguns casos, saem no prejuízo.
O coordenador regional da Fundação Procon em Campinas, Alahyr Cruz Júnior, diz que os consumidores ficam em dúvida sobre a política de troca dos produtos. Essa é uma questão que deve ser levantada no momento da compra.
Alahyr também cita que na maioria dos casos, os consumidores preferem comprar on-line, por causa da facilidade e dos preços serem mais em conta que uma loja física. Mas os clientes devem ficar atentos a esse modelo de compra, já que as reclamações por falta de entrega dos produtos aumentaram 25% na Região Metropolitana de Campinas de 2023 para 2024.
O coordenador também afirmou que houve um aumento no número de reclamações por causa do atraso nas entregas em datas comemorativas.
De acordo com ele, o consumidor tem o direito de trocar ou devolver a mercadoria que foi comprada na internet em até 7 dias depois da entrega, mas ele deve se atentar aos fornecedores, que muitas vezes não aceitam o produto.
Outra dica da Fundação Procon é fazer a tradicional comparação dos preços. E, em momentos de cartão de crédito bombando, observar se o parcelamento não acaba saindo muito mais caro do que pagar à vista.