Em mais uma exibição abaixo, o Guarani foi derrotado pelo América-MG, nesta noite de segunda-feira, no estádio Brinco de Ouro por 2 a 1. O tropeço, o quinto em seis jogos, manteve o Bugre na zona de rebaixamento com três pontos. É o pior início do Guarani na história da Série B do Campeonato Brasileiro.
Já o América-MG colocou fim a um tabu de sete meses sem vencer fora de casa e agora integra o G4 com 12 pontos.
O jogo começou com as duas equipes demonstrando que teriam propostas diferentes em relação a parte tática. O Guarani estava com as linhas bem compactadas e com um sistema forte de marcação. Já o América-MG, com mais individualidades técnicas, optou por ficar mais com a bola.
Embora a tática do bugrina fosse mais defensiva, quem quase abriu o placar foram os donos da casa aos três com Douglas Bacelar, de cabeça, após escanteio.
O América-MG tinha a bola, mas encontrava dificuldade na barreira defensiva armada pelo Guarani. Os mineiros tentavam pressionar através da bola parada. E foi num escanteio, que Adyson ficou com a sobra e chutou perto da trave de Vladimir.
A resposta bugrina foi em grande estilo. Aos 18 minutos, Luccas Paraizo pressionou o zagueiro Ricardo Silva numa bola recuada. O zagueiro do América-MG se confundiu com o goleiro Dalberson e a bola se ofereceu para o camisa sete bugrino abrir o placar, Guarani 1 a 0.
A vantagem animou o Guarani que quase ampliou na sequência. Aos 26 minutos, Luccas Paraizo de frente com o goleiro finalizou, a bola ficou viva e Paraízo concluiu novamente. O zagueiro Éder tirou em cima da linha e abola ainda bateu na trave antes de sair para escanteio.
Porém, aos 29 minutos, num contra-ataque puxado pela direita, Renato Marques recebeu de Juninho e cruzou na medida para Fabinho, de cabeça, deixar tudo igual para os mineiros, 1 a 1.
A partir de então o Coelho passou a dominar as ações e aos 37 minutos, Moises, de cabeça, finalizou na trave.
No segundo tempo, o técnico Júnior Rocha voltou com uma alteração. Ele sacou o meio-campo Chay para colocar Gustavo França. Porém, a troca não mudou em nada o panorama do jogo. O América-MG permaneceu mais agressivo, enquanto o Bugre insistia em tentar buscar o contragolpe, sem sucesso.
Aos 11 minutos, quase o América-MG marca o segundo. Éder, de cabeça, finalizou duas vezes para boas defesas de Vladimir. Em seguida, novamente o América chegou forte, mas Ricardo Silva foi travado na hora do chute.
Mas aos 33 minutos, enfim o América-MG chegou para virar a partida. Após finalização cruzada do lado direito, a bola pegou na mão do zagueiro Douglas Bacelar. O árbitro recorreu ao Var, que confirmou a marcação do pênalti.
O veterano meia Moisés bateu bem para colocar o América-MG na frente, 2 a 1. Perdendo o jogo o Guarani foi para o desespero, mas o América foi perfeito na marcação e segurou a vitória.
O Guarani volta a jogar no próximo sábado, contra o Paysandu, novamente em Campinas.