Ouça ao vivo

Ex-delegado de Piracicaba preso suspeito de corrupção perde aposentadoria

Foto: ARQUIVO/Câmara de Vereadores de Piracicaba

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), cassou a aposentadoria do delegado de polícia Fernando Heitor Gião, que atuou em Piracicaba.

O delegado, que está preso, foi condenado em 28 de fevereiro deste ano pela Justiça da cidade por enriquecimento ilícito.

A ação contra ele foi movida pelo Ministério Público do Estado de São Paulo, que apontou que Gião se envolveu com membros de uma organização criminosa que era investigada pelo Grupo de Ações Especiais de Combate ao Crime Organizado, o Gaeco do Ministério Público.

A investigação aponta suposto envolvimento dele com corrupção passiva, organização criminosa e lavagem de dinheiro.

Os crimes de lavagem ou ocultação de bens, direitos e valores teriam sido comprovados nos autos de um processo criminal.

Além da perda da função pública de delegado de polícia, Gião também foi condenado a perder os bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio; deve pagar uma multa civil no valor equivalente ao acréscimo patrimonial indevido e terá os direitos políticos suspensos por 14 anos.

Advogado de Gião, Fernando Fabiani Capano afirmou que avalia que a cassação da aposentadoria “é medida de absoluta inconstitucionalidade”.

Em relação ao processo criminal que o delegado responde, o defensor optou por não se manifestar.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.