Ouça ao vivo

Ex-diretor da Câmara é absolvido após reversão de decisão da Justiça 

Foto: Arquivo CBN

Pouco mais de 16 anos depois de ser condenado por peculato, o ex-diretor da Câmara de Campinas, Israel Mazzo, foi absolvido no STJ (Superior Tribunal de Justiça) após a defesa dele conseguir uma revisão criminal do caso. Na 2ª instância, o Tribunal de Justiça de São Paulo havia mantido a condenação. 

Ele havia sido condenado pelo desvio de dinheiro público, após ser considerado “funcionário fantasma”, em relação ao cargo que tinha na AR-7 (Administração Regional) de Campinas, em 2008. De acordo com a acusação, ele teria recebido salários sem ter prestado serviço na AR entre 2 de outubro de 2007 a 31 de dezembro de 2008. Na mesma época, ele tinha mandato de vereador em Jaguariúna. 

Mazzo foi condenado a seis anos e oito meses de prisão em regime semiaberto por ter recebido salário sem comparecer ao trabalho.  

Além dele, os ex-coordenadores da AR, Maurício Simões Augusto e Sylvio Pires de Campos Neto, foram condenados por terem participado do esquema. Simões assinava a folha de ponto para Mazzo e Campos Neto foi o responsável pela contratação. 

O advogado de Israel Mazzo, Ralph Tórtima Stettinger Filho comentou a decisão do STJ. 

A expectativa é que a decisão seja estendida aos corréus Maurício Simões Augusto e Sylvio Pires de Campos Neto. A CBN não localizou as defesas deles. 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.