Ouça ao vivo

Exames para detecção de dengue em Campinas aumentam 1.300% em um ano

Foto: Reprodução/ EPTV

Com a maior epidemia de dengue da história, o número de exames de sangue feitos nas unidades básicas de saúde de Campinas também tem crescido de forma exponencial.

Levantamento da secretaria de Saúde apontam que foram realizados 78.274 testes em pacientes com sintomas de dengue nos primeiros quatro meses do ano, alta de 1.388% na comparação com o mesmo período de 2023.

O total de exames de sangue para avaliação do quadro clínico de pacientes com dengue supera, inclusive, todos os hemogramas feitos nos centros de saúde da metrópole no 1º quadrimestre do ano anterior.

Por conta do aumento da demanda de pacientes com sintomas de dengue, em fevereiro a secretaria de Saúde ampliou o horário de funcionamento para receber coletas dos centros de saúde.

Antes, as unidades enviavam amostras ao Laboratório de Patologia Clínica apenas no período da manhã, e agora também ocorre o envio à tarde.

Segundo a coordenação do laboratório, as análises das amostras entregues como hemograma-dengue são consideradas urgentes.

Os resultados ficam prontos em um prazo médio de três horas e são disponibilizados online para as unidades de saúde.

A Secretaria de Saúde recomenda aos moradores que, caso tenham febre, procurem centros de saúde “imediatamente para diagnóstico clínico” e “não banalizem os sintomas ou façam automedicação”.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.