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Levantamento aponta aumento no número de reclamações sobre transporte público

Cresceu em 27.81% o número de reclamações relacionadas ao transporte público coletivo, em Campinas. O levantamento é da Emdec através dos canais de atendimento, a pedido da CBN Campinas.
Foto: Emdec

Cresceu em 27.81% o número de reclamações relacionadas ao transporte público coletivo, em Campinas. O levantamento é da Emdec através dos canais de atendimento, a pedido da CBN Campinas.

Neste ano, de janeiro a 30 de abril, foram 1.172 reclamações. Enquanto no mesmo período de 2023, foram 917.

Assuntos como ampliação da frota, não cumprimento de horário e itinerário, além de lotação, lideram o ranking de reivindicações.

Passageiros que utilizam a linha 173, que liga a região do Parque Itália ao Jardim São Vicente, convivem com problemas diariamente.

A Elena Rocha diz que, além do tempo de espera nos pontos de embarque, os ônibus são sujos e quebram com frequência.

Para o Joaquim Tiago, a linha precisa de ajustes no horário e percurso.

Marcela Rocha é mecânica de aeronaves e conta que não consegue respostas das reclamações que realiza.

Para Luiz Vicente Figueira de Mello Filho, professor e especialista em mobilidade urbana, reivindicar é a maneira mais adequada de obter um transporte público de qualidade.

O que diz a Emdec?

“Sobre a linha 173 mencionada, a Emdec intensificou a fiscalização na sua operação neste ano. No primeiro trimestre de 2024, recebeu 57 solicitações nos canais de atendimento da Emdec. Em 2023, foram 39 dias de fiscalização e 67 em 2024, um aumento de 71,8%. Com a fiscalização intensificada, houve melhoras na operação. O percentual de cumprimento das partidas passou de 84,3% em janeiro para 95,4% em abril. O número de autuações aplicadas aos operadores caiu 24% em 2024 – foram 104 no primeiro trimestre de 2023 e 79 neste ano. A Emdec segue acompanhando a operação da linha e avaliando a necessidade de medidas adicionais.

A linha 173 circula, atualmente, com frota de seis veículos e intervalos de 23 minutos, em dias úteis.

Com base nas reclamações recebidas da população nos canais de atendimento, a Emdec intensifica a fiscalização. Todas as solicitações são encaminhadas e cerca de 60% delas recebe alguma intervenção, seja autuação ou medida operacional. Os operadores são autuados por viagens não realizadas, antecipação ou atrasos, observando a tolerância de cinco minutos. Em situações em que é constatada a falta de um veículo para realizar a viagem prevista, a empresa/cooperativa é acionada para imediata reposição.

Ao longo de 2023, foram realizados cerca de 1,4 mil ajustes na operação das linhas municipais, incluindo reforço de frota, ampliações de itinerário e ajustes na programação horária. Somente no primeiro trimestre de 2024, foram mais de 300 ajustes realizados pela Emdec.”

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