Ouça ao vivo

Moradores de Vinhedo voltam a ter rodízio no abastecimento de água

Foto: Eliel Rezende

A partir desta quinta-feira, 23, os moradores de Vinhedo terão que se adequar ao rodízio no abastecimento de água para os bairros. 

O sistema será implantado nos bairros abastecidos pela ETA 1, que atende cerca de 74% do município, na ETA 2, que abrange a região da capela e Santa Cândida e inclui também o sistema isolado Santa Fé. 

Para o sistema ETA1, os bairros serão divididos em setores verde (Sistema Mirante/Centro) e amarelo (Sistema Boiada). O mesmo esquema foi feito em 2021, também durante um período longo de estiagem e aumento no consumo de água.  

A cada 24 horas, haverá uma alternância entre a suspensão e o fornecimento de água, garantindo uma distribuição equilibrada entre os diferentes setores.  

O rodízio terá início nesta quinta-feira (23), com abastecimento aos bairros do setor verde, e em seguida será o setor amarelo, e assim sucessivamente. O esquema vai permitir que os moradores se organizem com as atividades diárias que necessitam de água e façam reserva programada. 

As manobras estão previstas para serem realizadas entre 8h e 10h e a chegada da água aos imóveis acontecerá de forma gradativa. 

Para as regiões da Capela e Santa Cândida, abastecidas pela ETA 2, o rodízio será 12h por 12h, com interrupção diária programada entre 20h  

De acordo com informações da administração, a Represa-1 está com 27% de sua capacidade e outras reservas de água bruta também estão com diminuição significativa. 

Em ambos os sistemas pode haver atrasos ou adiantamentos conforme a localidade e extensão das redes.   Já para os moradores do Condomínio Santa Fé, por se tratar de abastecimento por poços artesianos, terá uma modalidade diferenciada.  A interrupção ocorrerá diariamente às 21 horas e retorno às 6 horas da manhã. A exceção ficará às segundas e quintas, quando o retorno ocorrerá às 14h. 

A medida, anunciada nesta semana, é preventiva e tem como objetivo o desabastecimento total da cidade, já que Vinhedo não registra chuva há mais de um mês. 

Ainda segundo a prefeitura, a onda de calor recente também resultou em um aumento expressivo no consumo de água tratada, cerca de 30% superior ao normal, impactando diretamente nos sistemas de distribuição. 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.