Ouça ao vivo

Nova Odessa sanciona lei que obriga transparência no preço dos combustíveis

Foto: Arquivo/CBN Campinas

A prefeitura de Nova Odessa sancionou uma lei que obriga todos os postos de combustíveis a ser mais transparentes com relação à divulgação dos preços dos produtos comercializados.

Agora, é obrigatório que os preços dos combustíveis estejam em locais visíveis, e proíbe o que chama de “práticas enganosas”, como divulgação de preços promocionais fora dos horários estabelecidos nessas promoções e a limitação do tamanho dos anúncios de promoções.

Embora a legislação federal já estabeleça o direito dos consumidores a essas informações, alguns postos de combustíveis no município têm desrespeitado essas regras, divulgando promoções com preços diferentes dos anunciados nas bombas.

Os comércios com irregularidades estão sujeitos a multas administrativas, que variam de acordo com a quantidade de infrações e a gravidade, podendo chegar a 500 UFESPs (Unidades Fiscais do Estado de São Paulo), o equivalente a R$ 17 mil. Em casos de reincidência, as multas serão aplicadas em dobro.

Os postos revendedores têm um prazo de 60 dias para se adequarem às novas exigências da lei, garantindo a implementação das medidas de transparência nos preços dos combustíveis para toda a população.

A fiscalização cabe ao Procon.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.