CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Operadores de drones de Campinas viajam para missão no Rio Grande do Sul

Uma equipe de operação de drones foi enviada neste sábado para Canoas, no Rio Grande do Sul, para auxiliar nas buscas por pessoas e animais atingidos pela tragédia climática no

Operadores de drones de Campinas viajam para missão no Rio Grande do Sul
Foto: Rogério Capela/PMC

Uma equipe de operação de drones foi enviada neste sábado para Canoas, no Rio Grande do Sul, para auxiliar nas buscas por pessoas e animais atingidos pela tragédia climática no estado. Segundo a prefeitura, o objetivo da missão humanitária é ajudar na identificação do dimensionamento do desastre.

Embarcaram neste sábado, via terrestre, dois agentes da Defesa Civil, sendo um operador de drone e outro profissional de apoio e um operador de drone da Emdec. A viatura tem chegada prevista à cidade gaúcha na manhã deste domingo.

Campinas representará a força-tarefa do governo do Estado de São Paulo e Inicialmente, a equipe deve permanecer por oito dias em Canoas. A possibilidade de continuidade da operação com revezamento será avaliada.

Participam da missão humanitária os agentes Gabriel Botelho Assis Benatti e Tânio Rodrigues Alves, da Defesa Civil, e o técnico em Mobilidade Urbana da Emdec, Marcelo Tortorelli. Gabriel e Marcelo são operadores de drone e Tânio é agente da Defesa Civil que já atuou em outras missões humanitárias.

O aparelho levado é o DJIM30T, o chamado “super drone” da Emdec, que tem ampla capacidade de geração de imagens, incluindo a possibilidade de voos em dias chuvosos ou com ventos de até 80 km/h. O modelo tem duas câmeras e sensores para evitar obstáculos.

A prefeitura de Campinas informou que servidores são especializados e têm experiência com a operação de drone, que deve seguir regras específicas ao espaço aéreo e com segurança para as pessoas.

Os trabalhos serão coordenados com o Exército e a Defesa Civil de Canoas, que solicitou o apoio.

Conteúdos