Ouça ao vivo

Polícia Federal prende quadrilha especializada em roubo de caminhões

Foto: Thalita Souza/CBN Campinas

A Polícia Federal prendeu na manhã desta quinta-feira (23) cinco pessoas suspeitas de integrarem uma violenta associação criminosa voltada a roubos de caminhões e cargas, além de sequestros, em várias cidades do Estado de São Paulo, incluindo Sumaré, na região.

Nove mandados de prisão temporária foram cumpridos. Três dos procurados já estavam presos. Quatro investigados não foram localizados e são considerados foragidos.

Ainda de acordo com a PF, outro integrante da quadrilha foi assassinado há 10 dias. E um sexto homem foi preso em flagrante, em paralelo à investigação, por portar uma arma sem registro. Ele é padrasto de um dos alvos da operação.

Os cumprimentos, incluindo de busca e apreensão, aconteceram nas cidades de Osasco, Barueri, Guarulhos e São Paulo.

Entre os alvos estão, autores dos roubos, receptores e distribuidores das peças dos veículos roubados; além de envolvidos na morte de um caminhoneiro, em fevereiro deste ano. A vítima foi abordada em São Lourenço da Serra e morreu após entrar em luta corporal com os criminosos. O corpo do homem foi encontrado dias depois, às margens da rodovia.

De acordo com o delegado da Polícia Federal, Edson Souza, a quadrilha agia com violência durante toda a abordagem. Uma das vítimas foi agredida e ficou internada com gravidade.

A investigação começou em janeiro de 2024, tendo como ponto de partida um roubo, em dezembro do ano anterior. A polícia acredita que, pelo menos, 18 crimes foram realizados, entre janeiro e abril deste ano. A maioria, na região da Grande São Paulo, onde, inclusive, a quadrilha tinha uma estrutura com cativeiros.

A polícia também apontou que a quadrilha era especializada em marca, modelo e ano dos caminhões.

Os investigados vão responder pelos crimes de associação criminosa, roubo e latrocínio. As penas somadas podem chegar a 50 anos de prisão.

Os presos serão encaminhados para a Superintendência Regional da Polícia Federal de SP, onde permanecerão à disposição da Justiça.

A ação contou com apoio do GAECO/SP, Polícia Militar e Polícia Rodoviária.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.