Com a limitação de compra de arroz em alguns supermercados, a Câmara de Comércio Exterior (Camex) zerou as tarifas de importação do produto. A medida vale até o dia 31 de dezembro e foi confirmada pelo Diretor do Departamento de Operações de Comércio Exterior do MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços), Renato Agostinho da Silva.
Em visita a Campinas nesta quarta-feira (22) para participar de evento no Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), Renato afirmou que o governo federal vem se reunindo com representantes da indústria gaúcha para ações emergenciais. Entre elas a importação de bens usados sem burocracia.
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) suspendeu o leilão de compra de 104 mil toneladas de previsto para ocorrer na terça-feira (21). Uma nova data deve ser anunciada.
Na última semana o presidente do Ciesp, Rafael Cervone, também em passagem por Campinas, manifestou preocupação com a produção das indústrias paulistas já que muitas dependem de peças fabricadas no Rio Grande do Sul.
Renato Agostinho afirmou que o governo tem conhecimento do momento atual e deve ampliar o prazo para que as empresas façam suas exportações.
O representante do MDIC destacou ainda a importância das indústrias da região de Campinas para o comércio exterior do país, com destaque para o setor de produtos hospitalares e aeronáuticos.