Ouça ao vivo

SAMU animal já atendeu mais de 140 chamados em Campinas

Foto: Divulgação/DPBEA

O SAMU animal, serviço do programa do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal (DPBEA) de Campinas, já recebeu neste ano 146 chamados para atendimento de gatos, cachorros e equinos em situação de emergência. Por ano, em média, o serviço atende cerca de 600 animais.

De acordo com o médico veterinário do SAMU, Mateus Araujo, os resgates feitos pelo programa possuem critérios e são voltados para animais que estão em situação de rua, com estados clínicos comprometedores.  

Ele esclarece que as solicitações devem ser feitas pelo telefone 156, que possui uma triagem e direciona os casos para o SAMU. Ele reforça que o setor atende casos graves de animais que estão nas ruas, por isso, muitas pessoas acabam confundindo e acham que o programa atende outros tipos de ocorrências. 

O médico ainda chamou atenção para a importância da microchipagem do animal. Em casos de perda, os veterinários conseguem acessar os dados do tutor através do chip. Já em casos em que não é possível identificar o dono, eles publicam fotos dos animais no Portal do Animal, que é possível ser acessado neste link. Em situações contrárias, quando é o tutor quem está procurando, ele pode publicar a foto no site.  

O assessor técnico do DPBEA, Rodrigo Pires, explicou que alguns animais resgatados pelo departamento foram transferidos para um abrigo que possui canis e gatis. Ele fica em Mairinque, aproximadamente 100km de Campinas. 

O SAMU destacou a importância de evitar o abandono e reforçou a importância das campanhas de castração e microchipagem animais.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.