Ouça ao vivo

Segurança é absolvido após condenação em 1ª instância por racismo em mercado de Limeira  

Reprodução / Google Street View

O Tribunal de Justiça de São Paulo reverteu a decisão de 1ª instância e absolveu o segurança que havia sido condenado pela Justiça, em Limeira, após ser denunciado por racismo. 

O caso aconteceu em agosto de 2021 na rede atacadista Assaí, que fica no Centro da cidade.   

À época, um morador de Limeira, de 56 anos, chegou a registrar um Boletim de Ocorrência, por constrangimento, contra o supermercado.  

De acordo com os autos do processo, a vítima pesquisava preços no estabelecimento quando foi abordada por seguranças. Como a situação estava demorando para se resolver, o homem começou a se despir para comprovar que não havia furtado, cena que foi presenciada por diversos consumidores. 

Em novembro de 2022, pouco mais de um ano após o ocorrido, o Ministério Público de São Paulo denunciou por racismo os seguranças envolvidos na abordagem.  

À época, a rede atacadista informou, em nota, que como decisão imediata, ainda no final de semana do fato ocorrido, foi aberto um processo interno de apuração e o afastamento do empregado responsável pela abordagem, sendo que, dias depois, foi formalizada a demissão dele. A rede disse, ainda, que não adota e nem orienta abordagens constrangedoras a clientes. 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.