Ouça ao vivo

Superlotação de leitos SUS afeta hospitais de Campinas

Foto: Reprodução/ Google Street View

O Hospital da PUC-Campinas informou na manhã desta quinta-feira (23), que está com 69 pessoas internadas na unidade do Pronto-Socorro (PS) adulto, que recebe pacientes pelo Sistema Único de Saúde (SUS), enquanto a disponibilidade seria para 20 pacientes.

De acordo com o hospital, toda a demanda é de alta complexidade. Entre os pacientes, estão quadros cardiológicos que sofreram acidente vascular cerebral (AVC) e casos graves de dengue.

O hospital informou que não atende em demanda de portas abertas, mas que em alguns casos, as pessoas que não estão em estado grave, são indicadas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Município.

Já o Hospital de Clínicas da Unicamp, informou também nesta quinta-feira, que a unidade continua com 60 pessoas internadas, enquanto a capacidade é de 30 leitos. 

Já nos hospitais municipais de Campinas, o Hospital Mário Gatti informou que está com 53 pessoas internadas no Pronto-Socorro, sendo que possui capacidade de 25 leitos. No Hospital Municipal Ouro Verde a atualização mostra que dos 20 leitos, a unidade opera com 49 internos. 

Procurada pela CBN, a secretaria de saúde informou que as duas unidades estão atendendo normalmente, e que apesar da alta procura, nenhum paciente está sem atendimento. Em casos graves, recebem o encaminhamento para as UPAs e UBS.

A Secretaria afirmou que a administração está em fase final de negociação para a compra de 14 leitos na rede privada. Em breve a documentação será encaminhada à Secretaria de Justiça para as medidas cabíveis.

Além disso, o prefeito de Campinas, Dário Saadi, enviou um documento à Secretaria de Estado de Saúde para pedir urgência na abertura de vagas de baixa e média complexidade em municípios da região. O prefeito destacou que historicamente, entre 20 e 25% dos pacientes atendidos pelo SUS municipal, são das cidades da região. 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.