Toyota e metalúrgicos fecham acordo sobre fim da fábrica em Indaiatuba

Foto: Divulgação/Toyota

A Toyota e o Sindicato dos Metalúrgicos de Campinas e região chegaram a um acordo sobre o encerramento das atividades da fábrica em Indaiatuba. Cerca de 1,5 mil pessoas trabalham na planta da montadora em Indaiatuba, que foi instalada em 1998, mas será fechada pelo grupo japonês até 2026. A fábrica é responsável pela produção do carro Corolla, e com o fechamento da fábrica em Indaiatuba a planta de Sorocaba será ampliada. 

Pelo acordo firmado, todos os trabalhadores da Toyota terão estabilidade no emprego até julho de 2026, além da garantia de Convênio Médico e Cartão Cesta por 36 meses a partir da data de demissão. Quem optar em sair da empresa receberá o pagamento do equivalente a 45 salários, além de dois salários extras por ano trabalhado. 

Já para quem aceitar ser transferido para Sorocaba foi garantida estabilidade até julho de 2029. Os trabalhadores que optarem pela transferência sem mudança de residência receberão dois salários mais R$ 15 mil, e aqueles que optarem pela mudança de residência para Sorocaba receberão ainda mais 2,4 salários. 

E estes trabalhadores que optarem em ir para Sorocaba terão prazo de arrependimento de até 7 meses. Caso isso ocorra, podem pedir o desligamento, recebendo os direitos com base no pacote de benefícios. 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.