A Secretaria de Saúde de Campinas decidiu estender até 14 de julho a campanha de vacinação contra a gripe. A preocupação, é a baixa adesão da população, especialmente de grupos de riscos.
Segundo dados da Secretaria, apenas 49% dos idosos foram vacinados, e os dados caem ainda mais relacionados a crianças, com 46% além de gestantes e às que recentemente tiveram filhos, que possuem cobertura vacinal de apenas 24%.
A mobilização começou em 25 de abril e inicialmente seria encerrada em 31 de maio, mas houve uma prorrogação até 28 de junho e agora, novamente terá ampliação do prazo.
Daiane Morato, coordenadora da Vigilância Epidemiológica falou sobre os riscos de baixa adesão, principalmente nessa época do ano.
O número de doses representa cobertura geral de 47,54% entre os quatro grupos de principal foco. A vacina protege contra as gripes H1N1, H3N2, e B/Victoria. A meta da Saúde é vacinar pelo menos 90% de cada grupo.
Além de Campinas, as prefeituras de Indaiatuba, Santa Bárbara d’Oeste, Americana e Valinhos também prorrogaram a campanha até o dia 14 de julho.