Duas operações da Polícia Federal tiveram cumprimentos de mandados na região nesta quinta-feira (6). Na Operação Lesa Pátria foram expedidos três mandados de prisão para alvos em Campinas e Sumaré, e na Operação Anemia foram dois mandados de busca e apreensão, um em Campinas e o outro em Valinhos.
A nova fase da Operação Lesa Pátria foca investigados e condenados vinculados aos atos de 8 de janeiro de 2023, em Brasília, que estavam foragidos. Os policiais federais cumpriram mandados de prisão preventiva, expedidos pelo Supremo Tribunal Federal, em 18 estados e no Distrito Federal.
Na região foram expedidos três mandados de prisão, sendo dois para alvos em Sumaré, e um para um alvo em Campinas. Dois não foram localizados, e um dos alvos de Sumaré foi encontrado e preso. Ele foi encaminhado para a Superintendência Regional da Policia Federal em São Paulo.
A operação já teve 27 fases, prendendo, segundo a PF, “vândalos, financiadores, autoridades omissas e incitadores dos crimes realizados no inicio do ano passado”.
Já a Operação Anemia tem como alvo uma organização criminosa responsável por importação ilegal de grandes quantidades de mercadorias de origem estrangeira sem realizar os devidos procedimentos legais.
O grupo criminoso atuava desde 2014, trazendo mercadoria irregularmente para o Brasil por meio da fronteira com o Paraguai, em especial produtor eletrônicos, que eram comercializados em vários estados. A intensa movimentação financeira chamou atenção das autoridades, e apurou-se que ela ocorria com o uso de “laranjas” e de empresas fictícias criadas para registrar o recebimento de recursos.
A operação teve ao todo sete mandados de prisão e 53 de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal de Curitiba (PR), sendo dois desses de busca e apreensão em nossa região: Um em Campinas e outro em Valinhos.
Em Campinas foram apreendidos dois carros no bairro Alphaville, e também 10 mil dólares e 8,5 mil pesos mexicanos. Além de São Paulo, foram cumpridos mandados nos estados do Paraná, Santa Catarina, e Rio de Janeiro.