Duas operações da PF têm cumprimentos de mandados na região

Veículos apreendidos em Campinas - Reprodução/Polícia Federal

Duas operações da Polícia Federal tiveram cumprimentos de mandados na região nesta quinta-feira (6). Na Operação Lesa Pátria foram expedidos três mandados de prisão para alvos em Campinas e Sumaré, e na Operação Anemia foram dois mandados de busca e apreensão, um em Campinas e o outro em Valinhos.

A nova fase da Operação Lesa Pátria foca investigados e condenados vinculados aos atos de 8 de janeiro de 2023, em Brasília, que estavam foragidos. Os policiais federais cumpriram mandados de prisão preventiva, expedidos pelo Supremo Tribunal Federal, em 18 estados e no Distrito Federal.

Na região foram expedidos três mandados de prisão, sendo dois para alvos em Sumaré, e um para um alvo em Campinas. Dois não foram localizados, e um dos alvos de Sumaré foi encontrado e preso. Ele foi encaminhado para a Superintendência Regional da Policia Federal em São Paulo.

A operação já teve 27 fases, prendendo, segundo a PF, “vândalos, financiadores, autoridades omissas e incitadores dos crimes realizados no inicio do ano passado”.

Já a Operação Anemia tem como alvo uma organização criminosa responsável por importação ilegal de grandes quantidades de mercadorias de origem estrangeira sem realizar os devidos procedimentos legais.

O grupo criminoso atuava desde 2014, trazendo mercadoria irregularmente para o Brasil por meio da fronteira com o Paraguai, em especial produtor eletrônicos, que eram comercializados em vários estados. A intensa movimentação financeira chamou atenção das autoridades, e apurou-se que ela ocorria com o uso de “laranjas” e de empresas fictícias criadas para registrar o recebimento de recursos.

A operação teve ao todo sete mandados de prisão e 53 de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal de Curitiba (PR), sendo dois desses de busca e apreensão em nossa região: Um em Campinas e outro em Valinhos.

Em Campinas foram apreendidos dois carros no bairro Alphaville, e também 10 mil dólares e 8,5 mil pesos mexicanos. Além de São Paulo, foram cumpridos mandados nos estados do Paraná, Santa Catarina, e Rio de Janeiro.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Ônibus invade loja após motorista passar mal em Campinas

Toyota anuncia retomada gradual da produção em Indaiatuba após incêndio em fábrica de motores

Operação flagra esquema de falsificação de cerveja em condições insalubres em Campinas

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.