As fake news estão cada vez mais presentes em nosso dia a dia, principalmente nas redes sociais, em que recebemos diversas informações ao mesmo tempo. Pensando nisso, a EPTV, o g1 da área de cobertura da afiliada e a Unicamp se uniram para falar sobre a desinformação durante o período eleitoral 2024, criando o fórum “Entre o fato e o fake: os desafios da informação nas eleições”.
O fórum acontecerá no dia 24 de junho, a partir das 13h, no Centro de Convenções da Unicamp, em Campinas. As inscrições para participar do evento são gratuitas e limitadas, e devem ser feitas através deste link.
Durante o fórum, será apresentado à população o Fato ou Fake Regional, que é um projeto do g1 na área que abrange a cobertura da EPTV. O modelo seguirá a versão do Fato ou Fake nacional, que tem como objetivo alertar os brasileiros sobre conteúdos duvidosos disseminados na internet.
Segundo a gerente de jornalismo do g1 Campinas, Lana Torres, esse é um período importante para a verificação de notícias falsas. Ela ressalta a importância da parceria entre a universidade, os jornalistas e a população no combate à desinformação.
Confira a lista completa dos participantes do bate-papo na Unicamp:
- Diogo Rais – juiz, representante do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, especialista em Direito Digital e eleitoral, e autor de livros sobre fake news e desinformação
- Claudia Wanderley, Josianne Cerasoli e Ewerton Machado: pesquisadores da Unicamp e membros do Observatório da Desinformação criado pela universidade
- Ricardo Gallo: coordenador nacional do Fato ou Fake no g1
- Lana Torres: gerente de jornalismo das páginas do g1 na área de cobertura da EPTV